.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009




O APARTAMENTO EM BERLIM E ABAIXO A CATEDRAL DE COLÔNIA QUE GUARDA OS RESTOS MORTAIS DOS TRÊS REIS MAGOS. A CATEDRAL FOI A ÚNICA COISA EM TODA A CIDADE A FICAR DE PÉ.
COLÔNIA QUE FICA QUASE NO FINAL DO PERCURSO DO BELÍSSIMO VALE DO RENO.



ANTES DE IRMOS PARA A ALEMANHA, FIZEMOS UMA PARADA EM MADRID, COM NOSSO AMIGO FLÁVIO QUE IRIA FAZER A ABERTURA DE UM CONGRESSO. ACIMA A FOTO JÁ NO APARTAMENTO NA BERLIM ORIENTAL, PONTO CULMINANTE DA VIAGEM QUE SEGUIMOS ATRAVÉS DA ROTA DO ENXAIMEL PELAS CIDADES NA ALEMANHA. SEM SOMBRA DE DÚVIDA, A EFERVESCÊNCIA, A BELEZA DA CIDADE DE MADRID COM SEUS BARES NOTURNOS DEIXOU MUITAS SAUDADES.




Em MADRID está na moda comprar uma camisa com a a frase que o REI da Espanha disse para HUGO CHAVEZ: POR QUE NO TE CALAS?
Passei vários micos. O primeiro com o motorista do taxi que aborrecido com o trânsito e ao errar diversas vezes a rua do hotel não parava de resmungar e entre os resmungos eu só ouvia MADRE para lá, MI MADRE para cá. Como ele falasse tanto na sua mãe, eu perguntei: Tua madre é daqui de MADRID? ( Muito inocentemente achei que ele estivesse preocupado com sua mãe, ao que ele sorriu e não disse mais nada. Na verdade ficamos sabendo que ele estava xingando, tipo MADRE que los p... !!!!
Quando me vi numa situação de ter de cortar o cabelo, vendo que ninguém falava uma palavra de inglês, e muito menos eu sabia qual palavra eles usariam para CORTAR, mandei o cara PICAR, coisa que para eles significa aperitivos. Ou seja, é uma língua que apesar de muito parecida com nosso português é uma verdadeira cilada!

Não ficaram por aí os MICOS DE VIAGEM. Os micos existem e se nos deixam envergonhados no momento é o que torna uma viagem DIVERTIDA. Por isso, prepare sua bagagem para que caibam muitos micos, lembranças que farão você dar boas gargalhadas por muitos anos depois.

Não adianta fazer uma viagem sozinho, exceto se for um retiro espiritual. É no grupo, na dupla, no quarteto, seja como for e com quantas pessoas que você aprende que só se é FELIZ quando passamos a DIVIDIR e a PARTILHAR . Na verdade, amigos, NINGUÉM DANÇA SOZINHO. O gostoso é celebrar, brindar por que os instantes que passamos na vida SEJAM BONS ou RUINS não voltam. Viva cada instante, viva um dia por vez, nunca sem esquecer que a FELICIDADE é feita desses pequenos momentos. Cada um de nós somos atores de nosso próprio filme, roteiristas de nosso próprio enredo.


(O que seria da vida sem nosas quedas, nossas mancadas, tudo aquilo que nos faz aprender. Por isso estamos sempre as voltas com nossas birras, nossos dramas, novelizando e dramatizando, porque todos nós estamos aprendendo sempre e nenhum de nós é eterno. Ao menos aqui, onde existe um tempo e a vida é medida em semanas e dias e anos, as pessoas são separadas por crenças, raças e sexo. O tempo corre aceleradamente para todos, o que nos mantêm são as coisas que nos encantam e sempre irão nos deixar fascinados, e isto desde sempre. )




Quando pisei em Berlim eu sabia que ainda estava imaginado aquela cidade nazista onde os pontos turísticos ( e DEUS do Céu, e podem existir pontos turísticos que consigam cubrir e esconder tantas mortes, os mais de 1.800 campos nazistas e no final de uma Guerra Mundial teve o saldo de ter levado 70 milhões de vidas?) Tá, mas por que eu culpo Berlin? Não saberia explicar, já estive em vários pontos da Alemanha, já procurei separar que existiram os NAZI como existiram os Irmão Grimm, que saíram recolhendo do folclore popular os contos de fadas. Mas os contos de fadas são cruéis, invariavelmente cruéis - existe um livro que nos conta que esses contos eram escritos para assustar e enbevecer as cortes e os nobres.


Quando estive na Normandia e vi as praias onde ocorreram o desembarque do dia D ( Dizem que Hitler nunca acreditou que aquelas praias pudessem ser atacadas como foi o caso do desembarque dos aliados, )Assim, seus generais não tiveram tempo de armarem uma defesa maior. Por que se você percorrer as prais onde os aliados desembarcaram, vai encontrar as casa-mata ( construções subterrâneas que eram constituídas de dezenas de túneis com uma abertura para a praia ) vai encontrar o mesmo cenário que os aliados encontraram entre CABOURG a ARROMANCHES, onde temos a OMAHA BEACH, etc. As marcas das bombas estão gravadas no solo, como grandes crateras onde voltou a nascer as flores.


Hoje BERLIM é uma terra luxuriante, o histórico REISCHTAG, o centro da SONY, que lembra os mais modernos shoppings com uma fonte central de águas que saltam, e sede do Museu do Filme. Do quarto do apartamento, em plena UNTER DER LINDEN, vizinhos do HOTEL ADLON onde EINSTEIN e MARLENE DIETRICH se hospedavam, ( e de uma das sacadas onde Michael Jackson causou polêmica ao levantar o filho para a multidão, como se fosse jogar o menino ali suspenso no ar ) estávamos a poucos metros do PORTAO DE BRADENBURGO. Todos sabem que o portão de Bradenburgo situava-se na Berlim ORIENTAL, na linha divisória onde eregiram o muro em 1961, portanto, BERLIM festejava 20 anos da QUEDA DO MURO e coincidentemente, no 23 de MAIO, os 60 anos da REPÚBLICA, com direito a show com músicos e orquestras, corais, violinos... Era também do quarto do apartamento alugado que dava para se ver aquele complexo de túmulos que foram erguidos como um MEMORIAL para as vítimas do HOLOCAUSTO. Certamente, um dos pontos mais impressionantes e obrigatórios, onde hoje pode se pesquisar os nomes das famílias por meio de computadores, embora saibamos que muitas dessas listas de nomes foram queimadas... de fato, como um relato em vida de uma das vítimas que falava que ELES, os alemães estavam varrendo todos os traços de vida da existência de sua família, O que eles queriam? Perguntava a vítima inocentemente! Vocês estão apagando nomes de nossas famílias... Aquilo mexeu tanto comigo, era como se ali se erguia uma voz clamando para que tantas pessoas fossem ouvidas e tudo o que temos dessas pessoas são os registros frios ( os poucos que ficaram ) e mais nada.

Curiosamente me encontrei numa festa com uma senhora de família judia que estava falando que esse ano ela queria se dar um presente diferente em seu aniversário. Ela queria escrever um livro contando a história de sua travessia pelos alpes e da vinda de navio para o Brasil. Nos conhecemos e marcamos um contato. Comecei a ler seus textos e começamos a fazer a viagem juntos. Através de suas lembranças passei a conhecer pessoas com quem ela atravessou os alpes para a Suíça. Ou seja, não foi somente a FAMÍLIA VON TRAP do cinema que tiveram de subir as montanhas para fugirem dos nazistas. Mas não vou me alongar contando a sua história já que o livro ainda é novidade! O que acho maravilhoso é registrar a importância desta arte que é a escrita, que nos convida a enveredar por outros caminhos e experiências.

Tenho um livro que após os bombardeios em Berlim, a cidade era só escombros, parecia mais com Pompéia, totalmente irreconhecível de tão devastada que foi pelos bombardeios e mesmo pela luta em terra. Soldados ingleses diziam que podiam caminhar por quilômetros sem ver um prédio de pé. Um dos soldados disse que não julgava possível que Berlim fosse reconstruída. Por isso pisar em Berlim é pisar num território fantasma, num campo minado onde por mais belas sejam as construções atuais, mais sedutores pareçam ser os passeios de barco pelo rio Spree, não consegue afugentar esse passado.
Volto a falar sobre a ALEMANHA dos IRMÃOS GRIMM, do BARÃO DE MUCHALSEN e de outras acontecências! Obrigado por fazer essa VIAGEM COMIGO!










0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home