.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES!

Eu e Rolande Fichberg trabalhando em seu livro belíssimo COMPANHEIROS DE VIAGEM, que narra a saga de sua família que fugiu do Nazismo até atravessar os alpes suíços e mais tarde chegar ao Brasil. Rolande é um ser humano brilhante, cativante, com uma alegria única no olhar. Tive a honra de viver suas histórias e trabalharmos na narrativa a quatro mãos, além de uma centena de vozes que através dela e de mim puderam voltar a falar e dar seus depoimentos de vida. O livro sairá pela GARAMOND.

OS DIAS QUE NOS AFLIGEM...


Neste momento em que alguns falam, profetizam mais uma vez o fim do mundo - ao escrever isto é que me dou conta da coisa aloprada que isto é. No fundo queremos falar do horror, estamos cansados do horror e da violência silênciosa desses nossos dias, apesar de compactuarmos com ela, compactuar pelo cansaço, por ver que não conseguimos mobilizar nada nem ninguém, que todos continuam impassíveis e fechados em suas vidas, pobres ou ricos, um bando de seres individualistas olhando para seus umbigos.
Quando as pessoas olham para a violencia de um tiroteio num estacionamento de um shopping, ou mesmo dentro de uma faculdade nos Estados Unidos, não estão vendo que ali mora o fenômeno de uma terra capitalista que despreza o homem e não existe para o ser humano e sim para o sistema de fabricação e consumo, tal sistema sim, fadada a derrocada. ( Não necessáriamente que tenha de aparecer novos atentados como o marcante 11 de setembro de 2001 para constatarmos que o céu está desabando. )
Quando essas mesmas pessoas olham para o que fizemos a atmsofera, aos rios, aos mares e as florestas e nossas consci~enmcias nos apontam o degelo das calotas polares, aí as pessoas gritam por dentro apavoradas, Não há volta! Tudo indica sinais dos fins dos tempos! E Sequer olham para poucas décadas atrás quando grassava o Nazismo, o fascismo, todos os ismos, que hoje, aos jovens internautas meio desatrelados do trem da história não conseguem ter uma idéia de quanto sangue e barbárie conseguimos escapar, nós, os sobreviventes! De certa forma como uma raça em evolução num planetinha estamos evoluindo bastante, apesar de todas as ciladas da vida!
Certamente nos encontramos à beira de uma transição tecnológica ímpar, transição climática, transição política social, berrando para que façamos algo decente. Mas tudo o que o que a indústria faz é colocar a mídia reivindicando e explorando nossos medos acerca do fim dos tempos, ( já que não foi em 1999 para 2000, tem que ser no tal calendário Maia, que encerra seu ciclo de registro do tempo em dezembro de 2012, e vem fita e blue ray e efeitos e novamente a estátua da liberdade pela centésima vez é jogada no chão... Estamos vivendo a Era da idiotização, do buraco MORAL, do vazio Existencial, e haja VUVUZELA!

É vulcão entrando em erupção, enchentes, terremotos a ecoarem e balançarem todos os quadrantes do planeta, tsunamis, ameaças de confrontos nucleares, e por outro lado novas conquistas com as células tronco fazendo os cegos enxergarem, algumas pessoas que só andavam de cadeiras de rodas correrem... é para refletirmos... Estamos num tempo em que nada é impossível. Já estamos curando antigas doenças, preconceitos. E vai ser precisamente agora depois de tanta dor e sofrimento que o mundo vai acabar? Meu pai sempre falava que o mundo acaba para quem morre. Estamos crescendo! Precisamos saber escolher, aprender a conviver com o bem e com o mal para exercemos o livre arbítrio. Afinal, aparentemente todos desejam e querem ardorosamente um mundo melhor para seus filhos, certo? Muita saúde e dinheiro no bolso aos homens de boa vontade... pois é.

Agora descobriram que o tempo está andando mais rápido! Que estamos unidos e pretos vermelhos e brancos sentem a mesma coisa! Ora, quanta novidade, não é mesmo? Talvez um dia venhamos a conversar telepaticamente, a nos contactar por ondas de pensamento. Finalmente nos cinemas chega Chico Xavier, Nosso lar, finalmente estamos vivendo a realidade da física quãntica. Pena que ainda não é para todos, cada um tem sua trajetória neste plano, cada um tem ou não compromissos, mas certamente todos querem uma coisa: Serem felizes e terem grande parte de suas necessidades atendidas. Fora o fisiologismo, que olhemos um pouco para o nosso lado espiritual. Melhor, que olhemos para todos os lados.
Viver é preciso, se comunicar é necessário. Quero ganhar presente de papai Noel e ovo da páscoa, quero poder saqir na rua e não achar que todo mundo pode andar com uma faca escondida. Quero uma casa no campo onde possa levar os amigos, ou mesmo amigos que possam construir uma casa, um lar, pessoas que cantem, dancem e sonhem, acima de tudo que não tenham perdido a capacidade de sonhar. Quero balangar numa redinha na varanda sentindo o vento no rosto mesmo que eu não esteja hospedado num Resort da moda. Quero vida e gente de verdade e não de pessoas que passem por sua vida sem nada registrar, sem deixar sequer um sorriso. Vamos voltar a nos falar!

1 Comentários:

  • Perdão leitores, pelo CONSCIÊNCIAS escrito errado, mas quando teclamos na urgência de passarmos um fato, algo que nos move, é quase impossível não deixar passar um erro, que acredito, algum dia a tecnologia irá sanar aprimorando esses teclados. Quem sabe poderemos escrever sentindo, pensando????
    Para um escritor seria o máximo!!!! Não é, Rolande?

    Por Blogger LUIZ ZATAR TABAJARA, às 3 de agosto de 2010 às 18:43  

Postar um comentário



<< Home