.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A RECEITA PARA O DIA NASCER FELIZ

LUIZ ZATAR
Escrevo contos desde meus 11 anos de idade, escrevo livros, mas poucas vezes tenho a oportunidade de publicá-los. No Brasil, não é nada fácil, distribuí-los muito menos. Mas reside nos contos um grande prazer, o de resgatar o impossível, o de realizar o irrealizável, o de viver em outras vidas e outros tempos e sim, alguns destes contos me fizeram sentir bastante vivo.






Luiz Zatar e Verônica 32 anos depois na mesma casa onde fizeram um curta baseado num conto do autor: O ENCONTRO




Há um desejo de ser feliz no ar, um desejo de se encontrar com aquela simplicidade ( cumplicidade ) que nos dava tanto prazer. Tudo é ilusório mas tudo pode ainda acontecer.

A eternidade mora no momento em que a gente parece agarrar o impossível e ela tem de ser saboreada não como num rodízio de pizza. Algo especial sempre mora nas nuvens. Esse é o segredo de tudo que é unico: jamais poderá ser repetido, seja o traço de um artista até uma tarde onde tudo INEXPLICAVELMENTE dá certo.

Estava lendo um livro que dizia que uma das paixões atuais da sociedade é sentir medo. Ou seja, perante a inacapacidade de encantar-se com a vida, as pessoas passararm a ter medo de tudo. Virou moda as relações passageiras e rasas, o não aprofundamento dos afetos, a alienação como fuga... bem, tudo me levou a questão: Como encantar-se novamente, como retirar da vida esses elementos de prazer, de alegria, que dão significado a tudo o mais?

Uma outra revista que parecxe falar do emsmo assunto, recomenda: Faça uma festa, reúna amigos em casa, ou reúna pessoas para um mesmo passeio, um pic-nic, um churrasco, etc... Enfim, tudo volta a se resumir que a felicidade pode ser encontrada nos amigos que fazemos, nas viagens que travamos, nas descobertas e nos momentos únicos que irão criar alicerces mais sólidos... o grande problema é ONDE ESTARÃO ESSES AMIGOS? O escritor de O PEQUENO PRÍNCIPE já dizia que o ser humano se tornou triste porque nas cidades não existem lojas de amigos. E o homem se acostumou a comprar tudo e a querer ter tudo pronto. No fundo sabemos que para uma amizade existir precisamos criar laços, vínculos, pontes, portas. E hoje existem tanats desculpas para nos distanciarmos cada vez mais de pessoas que nos trariam alegria real, que estenderiam aquele momento de prazer e compartilhariam conosco trazendo novidades... mas onde estão os outros? Na internet, atrás de um bom filme, de um bom site. Talvez lendo esse blog, esse jornal.

OS AMIGOS NOS AJUDAM A DAR SIGNIFICADO A MOMENTOS PRECIOSOS DE NOSSAS VIDAS, isso sim é importante termos sempre em mente.

Então passei a esmo a escrever o que nos dá prazer, e falo principalmente dos pequenos prazeres, aqueles que são reais e ao nosso alcance, mas que nos brindam com magia, calor, ternura, contentamento. Tudo o que mais precisamos...


Nada melhor que um beijo surpresa, um afago insesperado,

Um desfile de guarda chuvas, um céu azul, árvores que dão flores cor de rosa

Folhas cobrindo caminhos, miados de gatos, florestas de sequóias, música country

Correr pela montanha imitando a Família Von Trapp, qualquer montanha.

Luar do sertão, farofa tropeiro, os encantos das grutas,

descobrir episódios inéditos de seus seriados favoritos

descobrir a figurinha que faltava no álbum, mesmo que hoje não se façam mais álbuns

Voltar ao restaurante preferido na Serra, descobrir recantos novos.

Estar com amigos verdadeiros. Uma lasanha no frio, pastel de camarão à beira da praia, pedir colo para assistir ao seu filme de suspense.

Céu salpicado de estrelas, grilos cantando na mata.

Cartas de amor. Bolinhos de chuva.

O navio de Peter Pan sobre os telhados de Londres.

As curvas da estrada de Santos. Escrever seu nome na areia.

Ganhar presente. fazer um churrasco no sítio. Uma grande festa junina. ver o sorriso dos amigos. Fazer arte...

Encontrar um bilhete seu para nos encontrarmos mais tarde

Ter um lugar especial só nosso para sonhar

Cochilar na rede da varanda ouvindo a chuva a bater nos telhados, ouvir os jamelões caindo...

Ver peixes dourados no rio, ouvir uma canção que alguém fez só para você

Ou acordar com alguém cantando essa canção.

Maria Mole em saco de doces de São Cosme e Damião

Sentir o cheiro dos jasmineiros à noite

Saber que quem telefonou e lhe fez acordar no meio daquela cidade estranha com os isnos da igreja a badalar ERA a pessoa que você mais amava

Sentir que você agora tem alguém para quem VOLTAR!


Espero que curtam esses pensamentos e pensem naquilo que lhes façam felizes, que
pricipalmente ENCONTREM e realizem ESSA FELICIDADE.


















































Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home