.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O AMOR VENCE TODAS AS BARREIRAS, NÃO EXISTE VIDA SEM SONHOS OU VIDA SEM AMOR.

Em Granada, no Alhambra,( Espanha ) um dos palácios mágicos das mil e uma noites onde viveram os sultões.

( Foto da Igreja de Reims onde os Reis franceses eram coroados)



Cada dia mais me convenço que tem pessoas que optam p-or ilusões que as distanciam de pessoas queridas e amigos verdadeiros. Sabemos disso, sentimos claramente a sensação de perda, de esvaziamento, de mudança de rota de nossos amigos, mas também sabemos que nada nos cabe fazer, a não ser respeitar essas escolhas, e talvez acompanhar os passos, como se fosse de um filho rebelde que não nos ouvisse ou negasse nossa presença. Devemos nos lembrar que nossos pais já nos olharam com essa mesma compaixão. Parece que vamos perdendo nossos amigos para pessoas que acena-lhes com coisas que não temos, ou seja, em dado momento, deixamos de interessar, afinal, estivemos perto demais, nos demos e estimamos demais ( o que fazer se você vive a sua sensibilidade plenamente, porque sem ela não usufruiria de companhia alguma? ) Sim, a história volta a se repetir e num belo dia, descobrimos que não estamos sendo amados, queridos ou respeitados, talvez pior, estamos sendo cada vez mais afiadamente criticados. Essa é uma das complexidades do viver na era em que tudo é produto, em que as relações humanas parecem que podem ser compradas através de um cartão de crédito. Não é a toa que em nossa era fantástica, de Admirável mundo Novo, só vemos violência e lixo pela TV. Se emocionar está fora de moda. Alguns adotam o esquecimento do passado na busca de uma vida que escapa-lhes entre os dedos toda a hora. O grande fenõmeno das transformações mundiais, que partece gerar um clima de cataclismas em série não tem nada a ver com o fim dos tempos, o fim dos tempos acontece para quem morre. Estamos sim vivendo a morte do encantamento, da beleza, da delicadeza, da simplicidade que haviam nas trocas, nas amizades, nas músicas. Mas a morte sempre conviveu lado a lado com a grandeza humana, que hoje parece tão rara e tão pouco noticiada, porque não sai em CARAS ou não é um novo banho de sangue para vender jornal.


Acontece que os tempos atuais são incrivelmente desafiadores, afinal, as doenças são severas, a família mudou em essência, os seres humanos se misturaram a máquinas processando dados e informações que nem sempre significa o melhor da tecnologia. Aonde andam as grandes vozes, os grandes pensadores como Bertrand russel, Foucalt? Rompemos com tudo, com a história, as gerações novas nunca viram um filme de Bette Davis ou Doris Day, estamos OUT, somos sobreviventes em extinção. Não existem tantos pontos de fuga, nem festas, nem a tal casa no campo que no início de 2011 a enchente levou ( atravessando 7 municípios da Serra, levando pânico e desolação para lugares que antes eram paradisíacos. ) O que nos resta a fazer? nos adequar a tanto lixo que nos é imposto? A pagar pelo que não usamos, não usufruímos? A sensação é de que alguém puxou o tapete dos nossos sonhos ou nos deixou um pouco sem ter com quem falar e trocar idéias, porque todos, mas absolutamente todos hoje podem ser potenciais criminosos e assassinos tramando contra nossa existencia. é esse o mundo pretendido??? Não adianta falar que a sociedade anda doente, se anestesiando até não mais ouvir seus próprios gritos, mas sei que no fundo todos sentem que algo não anda bem, que algo nos foi tirado. O que ? A possibilidade de sonhar, de criar, de escolher, de viver num mundo mais pacífico? Mas cá entre nós, olhem para esses países com ditaduras de 40, 30 anos. Esse mundo para essas pessoas nunca foi um pão de ló. Verdade seja dita, hoje estamos mais expostos a mídia do que nunca, nossos desejos são monitorados pelo mercado nos ofertando celulares mágicos que não fazem porra nenhuma de boa, a Ipads que prometem te deixar nas nuvens para onde quer que você vá? mas quais lugares restaram para você ir? E esses objetos, produtos, estão realmente lhe trazendo a tão prometida felicidade? Não estou querendo trocar os dias de hoje pela década de 60, de 80... cada momento é um momento, mas repito, para enfrentar um mundo onde seus significados estão tão empobrecidos e difíceis de se atingir, onde se criam muros e grades invisíveis separando pessoas por idades ou números de série tenho muito com que me incomodar. Acredito numa vida maior e mais plena, onde as pessoas se encantavam com livros, se emocionavam com estrelas do cinema e se reuniam para ouvir e dançarem ( longe das famosas baladas ). Acredito num mundo onde as pessoas tinham direito de existir, de sonhar ( e um tempo que não era esmagador ). Para se viver em 2011 o homem tem de ser amis que humano, tem de ser um super homem, tem que engolir macacos, onças, preguiças, fazer vista grossa para a guerra do tráfico, ter coração forte para o tiroteio de cada dia, e acreditar que os homens, mulheres e crianças bombas estão bem longe de sua realidade.


O mundo clama por mudanças e sabemos que a CIA e o FBI, o pentágono, está por trás e de olho, manipulando e se colocando neutríssimo no panorama atual ( afinal, foram eles que aramaram e ajudaram os ditadores tomar o poder. Isto é uma história atual ) Meu Deus, que as crianças ainda tenham tempo de ler um conto de fadas, acreditar em castelos e bruxas horrendas, antes de ver seus sonhos engolidos num Facebook, numa rede social, antes que elas fiquem tão individualistas que não saibam nem que tem avó ou o que estão comendo e de onde essa comida vem. Depois da 2 Grande Guerra muindial, com tantas famílias e cidades esfaceladas, o caminho foi cobrir os mortos sobre toneladas de cimento e assim colocar um paradeiro, mostrar os países Europeus se soerguendo com enorme prosperidade e as cidades alemães que restaram aos bombardeios como paraísos turísticos encantados, feito uma Disneyworld. O pior de nossa atualidade é que todo mundo está ficando cínico, perdendo ou trocando sua alma por uns trocados ( mas lembremos que o ser humano não mudou em sua essência, só que agora estamos mais cônscios e tristes ao ver pessoas deixar tanta beleza morrer em suas mãos ). O tempo passa e as armas são outras, os ditadores são outros, sempre há uma nova crise econômica mas a mesquinhez humana continua a mesma, mude-se o penteado, invente-se modas novas... tudo passará! Não adianta gemer, resmungar, temos que procurar ser feliz e adianto, não há felicidade sendo sozinho, a felicidade é um bem que é compartilhado, porque neste mundo nada nos pertence, mesmo que você tenha de cuidar de sua conta no banco. Sim, cuidemos de nós e muito, cuidemos desse enorme jardim, vamos ampliar nosso olhar e procurar sair desses horrores que clamam por um fim, uma resposta, para atingirmos a nossa montanha, o nosso paraíso interno, o lugar onde as pessoas nos amem e nos queiram e lembrem de nós. Afinal, é o amor que ainda nos move, a ternura, ( não quero aqui generalizar porque tem gente que tem outros planos ). Terminando, os sonhos nos fazem transpor barreiras e voar, ser maiores que os muros. Eles iluminam nossos caminhos e nos dizem: Vale a pena viver!


Seu amigo cronista, advogado e escritor LUIZ ZATAR C. TABAJARA


Quem ler esta matéria, por favor me escreva! Tão bom compartilhar idéias, um grande abraço maior que tudo para vocês! E-mail mais usado: ltabajara10@gmail.com ( a primeira letra é l de LUIZ ) abraços e fiquem com seus sonhos bons e generosos.
Deixem esses sonhos iluminar o mundo feito faróis, lanternas, holofotes!


4 Comentários:

  • Meu amigo Luiz, parabéns pela coluna. Parabéns pelas matérias, que vontade que dá de voltar a Europa! Abss do Pantanal!

    Por Anonymous Anônimo, às 24 de fevereiro de 2011 às 12:20  

  • Esse é o Luiz Zatar que conheço nunca amaldiçoando a escuridão mais acendendo uma vela, trazendo luz através de suas palavras cuja sensibilidade de escritor e poeta nos brindam com tal eloquênte narrativa,parabéns ao Jornal "O Rebate" por te-lo em suas fileiras.

    Por Blogger Mister Quadrinhos, às 25 de fevereiro de 2011 às 20:26  

  • Caro Luiz,
    os tempos são difíceis, complexos e desafiadores.
    Que bom você continuar a usar a palavra escrita para buscar a compreensão e a luz, compartilhando suas ideias e sentimentos.
    Um forte abraço,
    Aníbal

    Por Blogger Aníbal Bragança, às 27 de fevereiro de 2011 às 18:40  

  • Caro Zatar é com imenso prazer que deixo minhas palavras, o viver de hoje é único, e poucas pessoas se importam com as verdades ditas. E nesse "O amor vence barreiras...., pode ser um suplício para aqueles que tampam a cara, fingem não ouvir a razão, será porque? Será que o sentimento é abafado pela realidade não vista com o coração? Ah, vida ingrata daquele que rasga o viver e não teme pelo amanhã. Suas palavras são ditas cabe a nós entendermos o segredo da vida. Parabéns que vc continue com essa alma generosa fazendo a gente chorar de emoção. Bjs amigo.

    Por Blogger zebysilva, às 28 de fevereiro de 2011 às 10:20  

Postar um comentário



<< Home